A covid-19 mostra como o canal de denúncia pode ir além do compliance e apoiar o RH das empresas
As mudanças trazidas nas organizações com a chegada do novo coronavírus, que forçou a adoção do home office, por exemplo, ampliaram a capacidade das ferramentas de contato disponibilizadas aos colaboradores para fins mais específicos, trazendo um apoio singular neste período de pandemia. Este é o caso do canal de denúncias.
Adotado pelas empresas como saída para uma gestão mais íntegra e transparente, voltando-se às práticas de governança, o uso desse recurso mostrou sua versatilidade como ferramenta de comunicação direta dos colaboradores com as equipes de gestão, tornando-se um braço para apoiar, principalmente, a área de recursos humanos. Aprendemos com a covid-19 que não é só de denúncia que vive um canal de ética e compliance.
Relatos relacionados à pandemia desde o início do agravamento da crise passaram a responder por aproximadamente 20% dos contatos numa operação tradicional de canal de denúncia. Falta de equipamento de proteção individual (EPI), comportamento inadequado que expõe pessoas ao risco da doença, dúvidas relacionadas ao home office, pedidos de ajuda, entre outras dúvidas que ocorrem com um trabalho a distância da gestão das empresas são algumas das questões demandadas no canal de denúncias.
Por se tratar de uma ferramenta confiável e direta de comunicação com as organizações, esse serviço tem se mostrado importante e necessário neste momento atípico, fazendo com que as informações cheguem rapidamente às equipes de gestão e de recursos humanos, que podem tomar decisões com mais agilidade.
Neste cenário, o mais importante foi constatar a capacidade de adaptação das equipes de atendimento e dos sistemas ao momento da crise, possibilitando às empresas terem em mãos uma ferramenta de concentração das informações e de distribuição das tarefas para o tratamento da crise, além de permitir um acompanhamento da execução de cada demanda em tempo real.
Mais do que um ponto de contato à disposição do colaborador, o canal de denúncia ainda traz um sentimento de acolhimento às pessoas, que podem se manifestar de forma anônima ou não, de acordo com sua vontade.
Por Fernando Scanavini é diretor de operações da ICTS Protiviti
Fonte: Revista Melhor
https://revistamelhor.com.br/o-canal-de-denuncias-como-aliado-contra-a-pandemia/
O que é um canal de acolhimento? Como ele funciona e como implementar? Saiba mais sobre os canais de acolhimento nos programas de Diversidade
É com satisfação que divulgamos os resultados da nossa pesquisa anual sobre os canais de denúncia, utilizados pelas maiores empresas do Brasil. Os dados revelam um aumento significativo no número de denúncias recebidas, com destaque para os casos de assédio. Essa tendência representa um marco na série histórica, com 7 denúncias a cada 1000 colaboradores. […]
1. Cenário em Portugal serve de alerta para o Brasil Em Portugal, desde junho/2022, serviços estatais e privados sediados no país (com mais de 50 trabalhadores) possuem a obrigatoriedade de terem um canal interno de denúncias. Contudo, o avanço do sistema ainda é demorado por parte das empresas no país, que só começaram a […]