|    Canal de Denúncias
Coragem ao relatar: aumenta número de denúncias em canais de relatos corporativos e identificação de relatantes se mantém em 40%
Compartilhe:

Coragem ao relatar: aumenta número de denúncias em canais de relatos corporativos e identificação de relatantes se mantém em 40%

Data da publicação: 26/06/2023

Nos últimos anos, é possível observar um fenômeno importante nas empresas: o aumento significativo das denúncias nos canais de relatos corporativos.

Veja a pesquisa completa em: A Evolução dos Canais de Relatos no Brasil: A coragem no ambiente corporativo | 2023

Houve aumento de mais 84% nos relatos mensais por 1 mil colaboradores, apenas nos últimos 5 anos. Junto a isso, o número absoluto de pessoas que optaram por realizar esse relato de modo identificado permaneceu praticamente inalterado, perto da casa dos 40%.

Veja a pesquisa completa em: A Evolução dos Canais de Relatos no Brasil: A coragem no ambiente corporativo | 2023

Quais são os motivos que podem ter mantido essa porcentagem, mesmo com um aumento de 30% na utilização do canal entre 2021 e 2022? Quais seriam as principais razões para pessoas abrirem mão do anonimato?

Aumento da confiança nos instrumentos de relato e apuração dos casos

O ato representa confiança de que o processo de recebimento e apuração do relato é justo. A realidade é que, por muito tempo, o medo, a vergonha e a sensação de impotência impediram que situações fossem expostas: casos de favorecimento ilícito, assédios morais e sexuais, desvios de conduta. Tais situações promoviam um ambiente antiético, tóxico e expunham colaboradores a diferentes tipos de doenças e sofrimento. No entanto, com a evolução dos canais de relatos, essa realidade começou a mudar.

O aumento de relatos não significa, necessariamente, o aumento de ilegalidades e desvios éticos, e sim que pode ter ocorrido um aumento no grau de confiança nos instrumentos éticos disponíveis. Afinal, ao expor as práticas irregulares, é possível colocar um ponto final em comportamentos danosos e promover uma cultura organizacional mais saudável.

Processo de transformação cultural

Cultura organizacional pode ser compreendida como um conjunto de valores e instrumentos (como normas e práticas) que definem a identidade de uma organização. Ela influencia diretamente a forma como os colaboradores tomam decisão e como o mercado vê a companhia: afinal, toda empresa nasce já definindo quais são seus pilares culturais por meio dos seus fundadores.

Quando falamos de um processo de transformação cultural nos referimos, inicialmente, a dois pilares:

  • A mobilização da sociedade civil exigindo que empresas tenham condutas mais inclusivas, justas e de desenvolvimento sustentável;
  • O aumento da relevância da agenda ESG e Compliance, promovido pela observação de resultados oriundos de escândalos reputacionais, financeiros e sociais.

Profissionalização dos setores de compliance

Um programa de compliance bem estruturado inclui, por exemplo, atividades de treinamento e conscientização para os funcionários, informando-os sobre as políticas e procedimentos da empresa, bem como sobre a importância de relatar violações.

  • Ao aumentar o conhecimento dos colaboradores sobre questões éticas e incentivar a comunicação aberta, torna-se propício que eles denunciem atividades suspeitas.

A criação de um ambiente seguro é essencial. A profissionalização do compliance envolve a preocupação na contratação de canais de denúncia seguros e confidenciais, nos quais os funcionários possam relatar preocupações sem medo de retaliação. Garantir a proteção dos denunciantes é fundamental para encorajar mais pessoas a se manifestarem e compartilharem informações relevantes.

Abrindo mão do anonimato: qual a perspectiva?

O aumento das denúncias de assédio nos canais corporativos e a confiança nas apurações justas são sinais de que estamos caminhando na direção certa. Essa coragem das vítimas e a postura das empresas em lidar com as denúncias são fundamentais para a construção de um futuro em que o assédio seja apenas uma lembrança distante. Juntos, podemos criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos.

Esse material foi produzido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Aliant.

Solicite um orçamento e coloque seu canal de relatos no ar ainda hoje.

Índice

Compartilhe:

Publicações relacionadas

  • Por que ter um Canal de Denúncias externo?

    Por que ter um Canal de Denúncias externo?

    LEIA MAIS

    Implementar um Canal de Denúncias representa um avanço significativo para qualquer organização. Além de demandar investimentos financeiros, a criação de uma via de comunicação entre a operação e a alta administração reflete um compromisso com a conformidade legal e a transparência organizacional. Essa ferramenta não apenas atende a exigências legais, mas também envia uma mensagem […]

  • A relevância dos dados para a gestão de um Canal de Denúncias 

    A relevância dos dados para a gestão de um Canal de Denúncias 

    LEIA MAIS

    Entenda como usar os dados para melhorar a gestão do Canal de Denúncias. Quais informações podem ser úteis?

  • Panorama setorial dos Canais de Denúncias

    Panorama setorial dos Canais de Denúncias

    LEIA MAIS

    O 9º Estudo Nacional sobre Canais de Denúncias fornece informações essenciais para entender a relação entre colaboradores.

Assine nossa newsletter!

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado

é uma empresa da