Para que a estratégia de compliance de uma empresa funcione bem, de forma a realmente reforçar os padrões éticos em todos os seus processos e relações internas e externas, há vários elementos que devem ser considerados.
A criação do Código de Conduta e políticas específicas, bem como o monitoramento contínuo de áreas e processos críticos, e a verificação, ou due diligence, dos parceiros de negócio são alguns deles. Mas, talvez o mais eficaz instrumento seja a implementação de um canal de denúncias efetivo.
O canal traz o discurso da Ética para a prática, e proporciona agilidade na identificação de desvios de conduta e irregularidades praticados por funcionários ou parceiros, além de direcionar a tomada de decisão rápida e consistente por parte da organização.
Com ampla expertise em gestão e redução de riscos, construída ao longo de mais de 20 anos no mercado, a ICTS oferece um canal de denúncias que combina tecnologia com metodologias de gestão de risco e análise de informações, disponibilizando um serviço de canal de denúncias que vai muito além do modelo tradicional de Hotline.
Disponibilizado via 0800 e/ou website exclusivos e customizados para cada empresa cliente, inclusive em diferentes países, o canal permite o registro de denúncias 24 horas por dia, 7 dias por semana, operando em vários idiomas.
Independente da forma de contato, o anonimato é garantido pela ICTS. Todos os registros geram um protocolo para acompanhamento, permitindo novas interações.
Os analistas da ICTS são especializados na captação e processamento das denúncias, interagindo com empatia, mas também com objetividade.
Graças à experiência da ICTS em investigações, torna-se possível maximizar não apenas a quantidade de informações captadas, mas, principalmente, a qualidade dessas informações. A partir delas, a ICTS desenvolve análises específicas e direciona a categorização, priorização e o encaminhamento dos casos, sem conflitos de interesse. Além disso, adiciona uma recomendação para o plano de apuração de cada denúncia qualificada. Estes detalhes são cruciais para a efetividade do canal de denúncias.
A gestão do fluxo de apuração de cada caso é realizada de forma 100% digital, por meio de um sistema de gestão de casos completo e sofisticado, mantido pela ICTS num ambiente de máxima segurança, onde os dados de cada empresa podem ser inclusive criptografados.
Este sistema oferece funcionalidades que organizam e facilitam a ação das empresas, promovendo o sigilo nas apurações e a agilidade e controles necessários para o desenvolvimento dos casos e total gestão da operação do canal de denúncias.
Um canal de denúncias efetivo vai muito além do modelo tradicional de um Hotline. Ele emprega profissionais altamente especializados no recebimento e processamento das informações, que não são apenas formados em psicologia ou direito, mas também capacitados em gestão de riscos, Ética e compliance, inteligência preventiva e segurança de informações. E ainda treinados constantemente na aplicação de técnicas específicas para a condução técnica de entrevistas telefônicas e análise estruturada dos relatos.
Esta equipe dedicada oferece competências para a triagem, captação, categorização, priorização e qualificação das denúncias, realizando o reporte aos responsáveis definidos pela empresa cliente conforme o nível de urgência e fluxo de acionamento de cada caso.
Ao escolher um fornecedor para operar o canal de denúncias da sua empresa, assegure-se de que ele possua a equipe, o conhecimento e as competências necessárias para tornar o seu canal de denúncias um instrumento efetivo para o aprimoramento da sua organização.
Os relatos recebidos no canal de denúncias precisam ser registrados e trabalhados numa plataforma que permita a ótima gestão dos casos.
Este sistema deve proporcionar uma gestão 100% digital pelas empresas, num ambiente altamente seguro, inclusive com criptografia dos dados.
A plataforma deve contar com funcionalidades que permitam a distribuição de responsabilidades e atividades do fluxo de apuração dos casos, bem como a organização, vinculação e facilidade de acesso às informações registradas. Deve oferecer ainda rastreabilidade sobre as informações inseridas e editadas ao longo da apuração dos casos, bem como prover relatórios e visões gerenciais customizáveis, acessadas on-line e atualizadas em tempo real.
O canal de denúncias da ICTS atua de forma isenta e especializada, disponibilizando recomendações para o tratamento de cada denúncia qualificada. Nossa plataforma de gestão de casos, segura e moderna, é um dos elementos que alavanca a eficiência do canal de denúncias e sua efetividade nas organizações.
Você sabia que o uso do canal de denúncias cresceu mais de 45% nos últimos dois anos? Isso se deve a muitos fatores, inclusive a influência da Lei Anticorrupção, em vigor desde Jan/2014, e da própria repercussão da Operação Lava Jato. De qualquer modo, essa evolução apenas reforça que o canal de denúncias seja talvez a melhor ferramenta para promover e suportar a gestão da Ética e o Compliance nas organizações.
Cassiano Machado, sócio diretor da ICTS, deu entrevista ao jornal Folha de SP sobre o cenário de denúncias no Brasil, a importância de canais terceirizados e os novos dados do levantamento realizado pela consultoria ao longo do ano. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
E você? Já está convencido de que sua empresa precisa de um canal de denúncias efetivo? Conte pra gente suas expectativas e dúvidas quanto a este assunto!
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