Ter controle e visibilidade sobre o comportamento dos seus colaboradores em relação ao cumprimento dos padrões éticos estabelecidos para o desenvolvimento dos seus negócios é, atualmente, um dos grandes desafios das organizações.
A disponibilização de um canal de denúncias é, sem dúvida, a resposta mais pragmática para esta questão.
Ele promove inibição e direciona os comportamentos dentro da organização, além de oferecer a identificação prematura de riscos, permitindo ações corretivas e preventivas, e atender aos requisitos de legislação e regulamentações de mercado.
No entanto, a implantação de um canal de denúncias vai muito além da disponibilização de um número telefônico, formulário eletrônico ou e-mail. Para não produzir efeitos indesejados, e, efetivamente, transformar-se em um instrumento que traga retorno às organizações e fortaleça a cultura de Ética e Compliance, a operação do canal deve contemplar expertise e sofisticação.
Neste sentido, a especialização da operação deste canal não é apenas desejada, mas essencial para seu sucesso.
Adicionando-se a este contexto as questões de isenção no recebimento e tratamento das denúncias, anonimato e segurança das informações, bem como restrições de recursos e o cenário dinâmico de riscos, regulatório e evolução tecnológica, conclui-se, rapidamente, que a estruturação interna desta função não é o melhor caminho a ser seguido nas organizações.
A terceirização do canal de denúncias é vista, hoje, como a melhor prática do mercado, inclusive, gerando maior credibilidade aos olhos dos colaboradores e stakeholders das organizações.
A especialização do serviço do canal de denúncias proporciona:
Está convencido dos benefícios que a especialização pode proporcionar ao canal de denúncias da sua organização? Conheça mais sobre o serviço de canal de denúncias da ICTS.
A ICTS é pioneira no desenvolvimento de operações de canais de denúncias no Brasil. Há 10 anos oferece seus serviços em modelo terceirizado, já contabilizando mais de 200 mil denúncias processadas.
Trabalha com segurança e independência, aportando deep expertise no recebimento, tratamento, apuração e gestão de denúncias para a sua organização.
O que é um canal de acolhimento? Como ele funciona e como implementar? Saiba mais sobre os canais de acolhimento nos programas de Diversidade
É com satisfação que divulgamos os resultados da nossa pesquisa anual sobre os canais de denúncia, utilizados pelas maiores empresas do Brasil. Os dados revelam um aumento significativo no número de denúncias recebidas, com destaque para os casos de assédio. Essa tendência representa um marco na série histórica, com 7 denúncias a cada 1000 colaboradores. […]
1. Cenário em Portugal serve de alerta para o Brasil Em Portugal, desde junho/2022, serviços estatais e privados sediados no país (com mais de 50 trabalhadores) possuem a obrigatoriedade de terem um canal interno de denúncias. Contudo, o avanço do sistema ainda é demorado por parte das empresas no país, que só começaram a […]