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Canal de Denúncias é essencial para a segurança e a continuidade do ensino
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Canal de Denúncias é essencial para a segurança e a continuidade do ensino

Data da publicação: 05/05/2023

Abril de 2023 – As últimas semanas foram de intenso temor para pais e alunos das escolas e universidades do Brasil. Desde o último ataque, ocorreram incontáveis ameaças e tentativas, por parte de alunos e terceiros, nos ambientes educacionais. E não é para menos. Um estudo em andamento pela Unicamp mostra que, desde 2002, ocorreram 22 episódios de ataques planejados em escolas, sendo que 9 aconteceram desde o último semestre de 2022 até agora.

Mesmo com o Poder Público atuando para prevenir novos casos, sobretudo com a criação de um Canal de Denúncias e com o aumento da verba federal para ronda escolar, cabe, em primeira instância, aos centros de ensino, principalmente os privados, que não contarão, em sua totalidade, com as ações do governo, tomarem medidas efetivas em prol da segurança dos seus estudantes e professores. Isso quer dizer que essas instituições devem adotar Canais de Denúncia próprios, com a devida confidencialidade, divulgação e tratamento dos relatos.

Hoje, esse recurso, também chamado de Canal de Relatos ou hotline, entre outros termos, é uma via segura para que pessoas ligadas à organização forneçam informações que consideram relevantes. Sua implementação retrata a primeira linha de um programa de conformidade em organizações empresariais e pode significar vidas salvas dentro desse contexto escolar, uma vez que ele pode revelar padrões de comportamento anteriores ao ataque, como comportamento de ameaça e ódio, vigilância prolongada, perseguição (stalker), afastamento e, ou isolamento repentino.

Além de auxiliar a prevenir episódios de violência planejada, um Canal, quando mantido sua confidencialidade, divulgação e procedimentos de investigação pós-denúncia, cria um ambiente mais seguro para outros tipos de ocorrência, como o caso de assédios e discriminações.

Os ambientes educacionais não podem permanecerem inertes aos acontecimentos. A adoção de estratégias, como o próprio Canal, pode fornecer uma possibilidade de atuação focada, agilizando demandas, checando a veracidade de relatos, além de construir um espaço seguro e digno, que são condições primordiais para um local dedicado ao ensino e ao futuro dos estudantes.

*Escrito por Thiago Sant Anna da Silva, gerente da Aliant, empresa especializada em soluções para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG.

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