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Canal de Denúncias: um instrumento de exercício da cidadania
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Canal de Denúncias: um instrumento de exercício da cidadania

Data da publicação: 02/03/2017

Enquanto o Brasil assiste e debate a crise de valores e a conduta não ética de políticos e de grandes empresas de reputação até então ilibada, no mundo corporativo verifica-se um incremento de 45,7%, entre 2014 e 2016, na taxa média de denúncias registradas, conforme estudo conduzido num grupo de controle de 88 empresas.

Esta é uma evidência inquestionável da influência deste sentimento pró Ética que se estabeleceu em nossa sociedade, no dia a dia de nossas organizações públicas e privadas.

O canal de denúncias é de fato um instrumento democrático, que rompe barreiras hierárquicas e oferece aos funcionários e demais públicos da empresa um meio de comunicação direta com a liderança executiva da organização. Quando bem implementado dentro da empresa, transforma-se então num eficiente mecanismo de gestão e de exercício da nossa cidadania.

Metade das situações antiéticas vivenciadas nas organizações somente se tornam conhecidas pelas empresas por meio de um canal de denúncias.

Em média, verifica-se o registro mensal de 2,4 relatos para cada grupo de 1 mil funcionários da empresa, sendo que 61,8% dos denunciantes preferem realizar seus registros de forma eletrônica, via website, enquanto que 35% utilizam-se de canais telefônicos.

55% das denúncias registradas e qualificadas para apuração são efetivamente confirmadas.

Estes números destacam a força da denúncia e sua capacidade de modificar o status quo.

Ato de denunciar ganha nova conotação

Na nova realidade em que vivemos, a motivação para denunciar atos ilícitos, desvios de comportamento, assédios, agressões, descriminações, descumprimento de políticas, normas e procedimentos ganhou força e uma nova interpretação. O que antes era considerado negativo e pejorativo pelo senso comum – quem nunca ouviu a expressão “dedo duro” como forma de ofensa? – agora é visto de maneira positiva pela sociedade e também dentro dos ambientes corporativos.

Neste contexto, o canal de denúncias se estabeleceu nas organizações como um verdadeiro instrumento de empowerment de seus profissionais, oferecendo uma forma segura e direta de comunicação com a alta gestão, e um processo de controle efetivo para ruptura e prevenção de irregularidades, e fortalecimento da cultura Ética no ambiente de trabalho, e também fora dele.

A implementação do canal de denúncias, inserido num programa robusto de Ética e Compliance, vem criando nas empresas um ambiente no qual os questionamentos e as denúncias sobre práticas antiéticas ou abusivas tornam-se efetivamente uma oportunidade de reflexão e melhoria contínua das condutas individuais e coletivas.

E os ganhos percebidos neste movimento são então gradual e naturalmente transferidos para além das fronteiras da organização, influenciando o comportamento dos colaboradores em seu ambiente familiar, e em suas comunidades, alimentando um círculo virtuoso entre o mundo corporativo e a sociedade. O ato de denunciar tornou-se um elemento de exercício pleno de cidadania.

Benefícios dos canais de denúncias

São vários os benefícios que um canal de denúncias especializado e independente traz para as empresas:

  • rompimento de barreiras hierárquicas, permitindo que informações relevantes atravessem as fronteiras dos departamentos, unidades de negócio e outros “feudos” que, muitas vezes, se estabelecem nas empresas.

  • identificação precoce, mitigação e eliminação de fragilidades, riscos de reputação, operacionais, econômicos, políticos, sociais e ambientais.

  • economia com custos judiciais.

  • recuperação de ativos e valores desviados.

  • aprimoramento do ambiente de trabalho, da conduta ética e transparência em todas as suas atividades e relações com colaboradores e demais públicos (acionistas, fornecedores, parceiros, clientes e comunidades de entorno).

  • incremento do “orgulho de pertencer” dos colaboradores.

 

Agora que você já sabe como um canal de denúncias atua no exercício da cidadania, consulte-nos para saber como implementar este mecanismo de forma efetiva em sua empresa.

Até a próxima.

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